sábado, 16 de outubro de 2010

Estreia: Entrevistamos Yanne Sousa, editora do "Bora Viajar?!

O Estrelas do Ceará, de olho na estréia do programa "Bora Viajar?!" em sua segunda temporada, foi a procura da editora de imagens Yanne Sousa, para falar sobre a atração que estréia neste domingo, às 10:10 da manhã. Veja:

Estrelas do Ceará - Como foi o processo de edição do "Bora Viajar?! 2ª temporada"? (dias e horas de trabalho, cansaço, etc)

Yanne Sousa - Como em toda boa produção a edição é um processo demorado, mais que vale a pena. A edição da segunda temporada está incrível, como sempre cito. Mas para chegar a isso, não só a edição mas todo processo de pós-produção levou dias e horas de trabalho. Tudo começou no término da 1ª temporada com a escolha do público para o próximo destino, a produção das pautas, as gravações e todo o processo de captura até a nossa edição (eu e o Alexandre). Eu ainda não parei, assim que chegamos de viagem no sábado (11/09), logo na segunda toda a equipe já estava pronta para de fato começar os trabalhos. A seleção de imagens, toda a trilha sonora, que o próprio Patriolino Neto fez questão de deixar 100%, músicas e ritmos castelhanos. Estamos trabalhando arduamente de segunda a sábado e se precisar até aos domingos, sem falar nas horas de trabalho e no cansaço, que só sentimos mesmo quando estamos em casa. A adrenalina é incrível e estamos tentando ser ainda melhor que a 1ª temporada. Estamos confiantes e felizes.

Estrelas do Ceará - Qual a maior diferença que você pôde observar entre a primeira e segunda temporada|?

Yanne Sousa - Sem dúvida a gravação das imagens em alta definição é o grande diferencial, apesar de não estarmos ainda transmitido em HD (por enquanto), a qualidade das imagens e todo o cuidado da gravação está algo internacional. Como em cada temporada que irá começar, será sempre um programa novo, esse por exemplo, é totalmente diferente da 1ª temporada, mas existirá momentos em que o telespectador matará as saudades da temporada passada, seja por imagens ou pelo próprio Patriolino Neto, um declarado Disney Freak!

Estrelas do Ceará - O que a edição pode fazer para qualificar um programa de tv ( qualquer um ), na sua opnião? e que contribuição o trabalho da edição teve na qualificação dessa temporada?

Yanne Sousa - Na minha opnião é na edição que se vende um bom produto, se as imagens não estão muito boas, a edição ajuda; se o repórter não se saiu bem, a edição dá um “jeitinho”. No nosso caso tivemos uma boa pós-produção, gravação, reportagem e claro, estamos tentando mostrar uma boa edição. Um editor ou qualquer outro profissional de comunicação acima de tudo tem que amar o que faz, é se dedicar e tentar sempre se superar, acredito que esse é o principal ingrediente e que anda lado a lado com uma boa criatividade. Andando na TV CIDADE é possível encontrar funcionários assim, que trabalham acima de valores ou diretores, fazem isso por que gostam, por que querem mostrar um produto de qualidade. Quem me conhece sabe que eu coloco meu trabalho em primeiro lugar e fica mais ou menos assim: BORA VIAJAR?!, faculdade e família. Ah! e o meu casamento, que será em meio ao 7º programa da 2ª temporada (loucura). Tá cansativo, mas tá bem divertido, eu brinco que do meu casamento eu só sei com quem eu vou casar e a igreja, o mais? Eu só sei do Bora Viajar. (risos)

Estrelas do Ceará - Para você que é editora, o que pôde observar de mais bonito, ou fantástico nas imagens dessa temporada?

Yanne Sousa - As imagens da natureza ganham disparado de tudo (na minha opinião), é muito poético, reflexivo, inspiradoras. O que mais estamos tentando fazer é passar tudo isso para o público. A emoção e a diversão de tudo que se pode fazer e encontrar no Chile e na Argentina.

Estrelas do Ceará - Como você recomendaria, na visão da editora, ao telespectador, a segunda temporada do "Bora Viajar?!"? E o que o "Bora Viajar?!" tem a contribuir para o telespectador cearense?

Yanne Sousa - Sem dúvida essa temporada está altamente cultural, até mesmo por conta dos países que iremos mostrar, mas traz bastante diversão e o desejo de conhecer outros lugares possíveis para muitos telespectadores e sem deixar de incluir todas as classes, é transportar pelo menos por alguns minutos aquelas pessoas que não têm condição de viajar e mostrar que o programa também é feito para eles.

Estrelas do Ceará - Com é trabalhar com Patriolino Ribeiro Neto?

Yanne Sousa - Não é fácil. Como qualquer diretor e/ou apresentador que presa pela qualidade, ele cobra bastante, afinal de contas é o nome dele que está sendo apresentado e como ele mesmo fala é o nosso também. Mas ele não é 100% assim não (O diretor). Quem trabalha direto com ele sabe dos momentos de graça dele, divertido e até mesmo palhaço, o momento funcionário. Editar do lado dele é um diversão total, escutar os comentários dele com ele mesmo é rir do começo ao fim (risos). Ele está sempre acompanhando tudo. Fica perto e ao contrário do que muita gente pensa, ele briga, mas ele não abre mão da equipe dele, sempre conversa e procura ajudar. Eu já trabalho direto com ele há mais de 4 anos e eu posso afirmar, não é fácil, mas é saber levar e enxergar que ele só quer o melhor para a empresa, que tem o nome de toda equipe, TV CIDADE.

Estrelas do Ceará - Mande um recado para toda a equipe do programa

Yanne Sousa - Eu devo falar que a equipe do "Bora viajar?!", está muito além dos nomes que aparecem na ficha técnica, é uma equipe que vai desde o rapaz que tenta manter a sala limpa e arrumada (que é uma bagunça, culpa minha) até o rapaz do Master que coloca o programa no ar. Eu espero que todos possam sempre dar o melhor de si, somos uma equipe onde todos precisam de todos, nada funciona individualmente. E eu, em nome de toda equipe do "BORA VIAJAR?!", espero que a 2ª temporada possa ser ainda melhor que a passada e que todos gostem, afinal de contas ainda estamos trabalhando muito para mostrar um programa bonito e divertido de se ver. Então não percam é todo domingo a partir das 10:10 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário